Quando dito nuvem ou cloud computing, estamos falando de serviços de computação espalhados pela internet (nuvem). Serviços como: servidores, armazenamentos, banco de dados, redes, etc. Serviços esses que nos ajudam em armazenar e hospedar nosso sistema/arquivos, nosso backup, e fornecer o software sob demanda.
Custo, velocidade, escala global (fornecer a quantidade exata de recursos), produtividade, desempenho e confiabilidade são alguns dos pilares da computação em nuvem, que o faz tão popular.
Nosso sistema fica na Amazon, em um serviço deles chamado AWS. Diretamente do site deles, a AWS é: A Amazon Web Services (AWS) é uma plataforma de serviços em nuvem segura, oferecendo poder computacional, armazenamento de banco de dados, distribuição de conteúdo e outras funcionalidades para ajudar as empresas em seu dimensionamento e crescimento. A Nuvem AWS fornece um amplo conjunto de serviços de infraestrutura, como poder computacional, opções de armazenamento, redes e bancos de dados, entregues como um serviço: sob demanda, disponível em segundos, com definição de preço conforme o uso.
Os seguintes itens além de serem extremamente difíceis/improváveis de acontecerem, também estão sujeitos a qualquer sistema que fica na nuvem, nosso sistema possui um uptime de 99,9% (nos últimos 12 meses).
Falha do desenvolvedor
Problema na rede dos clientes até os nossos servidores (Prestadores de serviço de Internet)
Problema na infra dos nossos prestadores de Cloud (Google Cloud e AWS)
Ataques externos (DDOS)